O que é e qual é a diferença entre Front-End e Back-End? Descubra!

Então, conheça a Comunidade Hora de Codar, o nosso servidor de Discord para interação dos alunos. Além disso, você também pode encontrar materiais gratuitos no site e no YouTube, como artigos, tutoriais e e-books, que podem ser acessados por qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o mundo da programação. Por outro lado, para quem prefere trabalhar mais com a lógica do sistema, arquitetura e banco de dados, o back-end pode ser mais atraente. Com o crescente aumento da demanda e uso de sistemas e aplicativos web, tanto o front-end quanto o back-end possuem boas oportunidades e salários atrativos. Há uma vasta biblioteca de APIs disponíveis para desenvolver aplicativos e também uma grande comunidade de desenvolvedores Java ativos que oferecem suporte e recursos compartilhados.

o'que é front end e back end

O front-end é uma área da programação que se dedica a criar a parte visual e interativa de um site, aplicativo ou software. Por exemplo, quando você entra no Facebook, é o que permite que você veja as fotos, os vídeos, os comentários, as curtidas e os botões https://www.7segundos.com.br/arapiraca/noticias/2023/12/28/243034-democratico-bootcamp-de-programacao-e-porta-de-entrada-para-o-mercado-de-ti de ação. Bem simples de ser explicado, fullstack é um termo para descrever profissionais que trabalham tanto com front-end quanto com back-end. É um profissional mais completo e que normalmente tem mais experiência no desenvolvimento de sistemas web.

O que é um desenvolvedor fullstack?

O front-end é o que seus usuários veem e inclui elementos visuais, como botões, caixas de seleção, gráficos e mensagens de texto. O back-end consiste nos dados e na infraestrutura que fazem sua aplicação funcionar. São profissionais disputados no mercado, que além de lhe dar com front-end e back-end, muitas vezes também é esperado que lidem com o banco de dados e e configuração dos servidores nos quais a aplicação roda. No front-end para web, não temos uma divisão por linguagens, mas um grupo básico de tecnologias que poderíamos utilizar para o desenvolvimento de uma solução. Já para aplicativos, aí sim temos uma divisão básica entre as possibilidades, conforme você poderá acompanhar na sequência. Como são duas entidades diferentes, a linguagem utilizada e o estilo de programação também podem mudar.

Neste artigo, vamos explorar o que é o Back End e o Front End na tecnologia. Outros benefícios, como plano de saúde, vale-refeição, vale-transporte, bônus, participação nos lucros, horário flexível, home office, ambiente de trabalho e oportunidades de crescimento também devem ser levados em conta. Assim como as habilidades e competências exigidas para cada função e projeto. A possibilidade do trabalho remoto é um dos maiores atrativos desta área de atuação, permitindo que programadores(as) de todos os nichos possam, inclusive, trabalhar para outros países, aumentando ainda mais suas remunerações. Os salários de front-end e back-end podem variar dependendo de vários fatores, como nível de experiência, localização geográfica e tamanho da empresa. Ademais, atuar como Engenheiro DevOps também pode ser uma possibilidade de carreira para quem se interessa pela área de back-end.

Conexão entre marketing e programação

Ao estudar na Anhanguera, você tem tudo isso e outros diferenciais para sua formação. A gente oferece oportunidades de aprendizado além de sala, nas certificações com parceiros, nas Trilhas de Carreira e na Aula Destaque. Cada uma dessas atividades propõe o desenvolvimento de habilidades e técnicas essenciais à sua jornada. Geralmente, o perfil dos profissionais que passam pelos cursos de Desenvolvimento tem alguns aspectos semelhantes, como a necessidade de se adaptar e a comunicação eficiente. O trabalho em equipe e foco nos detalhes também deve ser o mesmo para Front-End e Back-End. Com relação ao armazenamento de dados, o front-end é quem faz a interface, mas é o back-end que os registra em um banco.

Esse tipo de problema é resolvido pelo back-end e o aconselhável é que faça isso o mais rápido possível, pois um problema assim compromete a experiência do usuário e todo o objetivo da empresa. Mas, se pedir para inserir uma funcionalidade ou mesmo criar um atalho que facilite a inserção de funções no seu site, precisará de um especialista em back-end — sobre o qual falaremos a seguir. Por isso, você pode pedir a um desenvolvedor dessa linha a deixar o seu site esteticamente mais bonito. Ter um site é essencial para todo tipo de negócio e, como dono ou gestor, você deve conhecer o que compõe cada parte dele, e isso inclui saber a diferença entre front-end e back-end.

O que é Back e Front End: Entenda a Importância Dessas Áreas na Tecnologia

Um exemplo que pode facilitar o entendimento sobre as diferenças Front-End e Back-End é um carro. Assim como um sistema ou página na web, esse veículo tem partes que podem ser vistas pelo usuário e outras que ficam escondidas, mas ainda assim são essenciais. O importante, no final das contas, é estar segura daquilo que se quer saber e manter o foco. Em um mundo ideal, nós seríamos capazes de programar em todas as linguagens possíveis, mas, na realidade, é melhor saber fazer bem aquilo que nos propusemos do que ser uma programadora que faz tudo “mais ou menos”. Em ciência da computação, front-end, interface frontal ou parte frontal[1] e back-end, parte secundária, parte de suporte ou parte de retaguarda[2] são termos generalizados que se referem às etapas inicial e final de um processo.

  • Os sistemas de back-end armazenam arquivos em servidores diferentes ou em uma CDN.
  • Se uma pessoa desenvolvedora desejar integrar o login da rede social em seu site novo (como muitos sites fazem), deverá gerenciar uma API.
  • Ele também deve ser capaz de garantir a segurança e a escalabilidade do sistema, além de ter uma boa lógica de programação.
  • Já o Back End fica responsável por fazer a ponte entre os dados que vem do navegador rumo ao banco de dados e vice-versa.
  • E para garantir que essa estrutura funcione direitinho é que existem as funções de front-end e back-end.
  • Geralmente, o perfil dos profissionais que passam pelos cursos de Desenvolvimento tem alguns aspectos semelhantes, como a necessidade de se adaptar e a comunicação eficiente.

Minha dica é, se você está começando na carreira, foque em uma área, estude ela bastante e, conforme for se sentindo confortável e quiser explorar novos temas, o conhecimento virá de forma mais natural. Vou até deixar um post do Guilherme Silveira sobre como você pode organizar seus estudos. Com o passar dos anos é meio natural após começar por um dos lados você ir aprendendo como o outro funciona.

Java é uma das linguagens mais famosas do mercado e que pode ser utilizada no desenvolvimento de projetos em várias áreas — além da web, pode estar em projetos desktop, mobile e até mesmo IoT. Da mesma forma, as linguagens voltadas para back-end curso de cientista de dados podem ser utilizadas para diversas finalidades, entretanto, uma característica em comum é a execução no lado do servidor. Você deseja conhecer ainda mais sobre essas áreas de tecnologia front-end e back-end, e criar seus próprios projetos?

o'que é front end e back end


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *